Vitamina E: para que serve e em quais alimentos é encontrada

16 de Maio de 2018

Uma das vitaminas mais benéficas para nosso organismo, é a vitamina E que, na verdade, também é conhecida como a "vitamina da beleza" porque melhora a aparência da pele, do cabelo e das unhas.

Mas, além disso, E é uma vitamina ideal para melhorar as funções internas do nosso corpo, parar a agressão dos radicais livres, aumentar o nosso sistema imunológico ou equilibrar os níveis de açúcar.

Hoje, de Nutritelia, vamos descobrir para que serve a vitamina E e em que alimentos ela está então você pode começar para introduzi-lo facilmente em sua dieta e aproveitar todos os seus benefícios

Usos e propriedades da vitamina E

Em seguida, vamos descobrir para que serve a vitamina? E um dos nutrientes mais adequados para a saúde interna e externa. Aqui nós detalhamos todas as propriedades desta vitamina para você conhecê-las melhor.

Poderoso antioxidante

Este é talvez o benefício mais conhecido da vitamina E, proteger nossas células contra compostos tóxicos que entram em nosso corpo, combatendo os radicais livres que causam a degeneração do tecido, e é por isso que tem sido tão associado à juventude e à beleza da pele. Desta forma, você pode combater o envelhecimento prematuro e tentar evitar as rugas temidas que sinalizam a passagem do tempo.

Para fazer isso, além de incorporar esse nutriente em sua dieta, você pode aplicá-lo diretamente em sua derme. através de cápsulas de vitamina E. Uma das opções mais recomendadas é a preparação de máscaras caseiras às quais você irá adicionar este componente.

Seu efeito sobre o sistema imunológico está comprovado, já que aumenta a produção de células de defesa e a resposta celular a uma infecção, sendo um grande aliado quando se trata de de doenças virais.

Desta forma, será essencial que você opte por esses alimentos com uma quantidade significativa de vitamina E, tais como:

  • Óleos vegetais: azeitona, milho e soja
  • Vegetais de folhas verdes: brócolis, espinafre, acelga, etc.
  • Nozes
  • Ovo
  • Frutas polpudas: kiwi, manga, ameixas …
  • Cereals

Favorece a cura

A vitamina E ajuda muito na cicatrização adequada, uma vez que promove a formação de fibras elásticas e colágenas, sendo particularmente benéficas no caso de queimaduras. Desta forma, se você estiver tomando banho de sol e tiver saído de controle, você pode reduzir os efeitos do sol através deste nutriente; no entanto, isso não prejudicará o uso de cremes e protetores solares.

Vitamina E é um grande protetor

Este aliado protege as membranas biológicas dos nervos, músculos e sistema cardiovascular , também prolonga a vida das células vermelhas do sangue e desempenha um papel essencial em ajudar o nosso corpo na absorção e uso da vitamina A. E é que as nossas células usam vitamina E para interagir umas com as outras, por isso exerce uma função elementar.

Benefícios para órgãos importantes

Alguns órgãos recebem diretamente as propriedades da vitamina E, por exemplo o pulmão reduz os efeitos nocivos da fumaça do cigarro, o fígado faz o mesmo com os efeitos do álcool, ajuda no coração a prevenir problemas coronários por pressão alta e colesterol e em nosso cérebro combate a degeneração celular

Outras propriedades da vitamina E

Além de todas as alternativas acima, a vitamina E é conhecida por ser um bom diurético e favorecer aqueles que sofrem de problemas de circulação, reduzindo cãibras e peso, uma vez que protege nosso corpo da oxidação. Da mesma forma, pode ajudar os diabéticos na época de a regular seus níveis de açúcar.

Entretanto, para pessoas com problemas de sangramento – como pacientes com hemofilia – ou que tomam medicamentos anticoagulantes, eles não devem receber vitamina E.

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Alimentos que têm vitamina E

Agora, vamos detalhar os alimentos que contêm vitamina E para que você saiba como aproveitar todos esses benefícios diariamente

. As fontes alimentares de vitamina E são os óleos vegetais tais como óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, azeite, óleo de soja ou óleo de milho. Da mesma forma, produtos derivados como margarina ou maionese também fornecem uma grande contribuição desta vitamina, mas é importante realizar um consumo moderado deste tipo de alimento.

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