Osteoporose, o que é e recomendações nutricionais

19 de Abril de 2018

                

            

A osteoporose afeta mais de 3 milhões de pessoas e 80% são mulheres. Os 3 milhões de casos de osteoporose que são diagnosticados a cada ano podem ser reduzidos se você se exercitar, seguir uma dieta saudável e corrigir a massa óssea com o tempo.

Fraturas e quadris vertebrais são típicos, os vertebrais são caracterizados pelo esmagamento das vértebras, mas o principal é o quadril que afeta mais de 30.000 pessoas. Há também aqueles de úmero, pelve, costelas …

O que é osteoporose ?

O osso poroso é caracterizado por uma diminuição na massa óssea, o que significa menor resistência óssea e, por fim, fratura. Geralmente silencioso, não tem sintomas e o aviso é a fratura, mas geralmente é tarde.
Capital ósseo: Algumas células "fazem" o osso e outras "destroem" e depois de 30 anos a destruição é mais importante que a construção.

Os osteoblastos "constroem" e depois de cumprir sua missão desaparecem, os osteoclastos são opostos. É muito importante cuidar da prevenção com foco no consumo de cálcio e estilo de vida, principalmente na adolescência.

É conveniente praticar algum esporte ou caminhar todos os dias 30 minutos. Os hormônios sexuais, em homens e mulheres, ajudam a manter a densidade óssea, o que explica seu drástico declínio após a menopausa.

A osteoporose é hereditária?

Filhas de mães osteoporóticas tendem a desenvolver ou desenvolver o distúrbio. Em 1994, um grupo de pesquisadores descobriu o gene que determina o grau de mineralização do tecido ósseo. Aqueles com ossos fortes herdam um traço familiar geneticamente específico. A menopausa é outro fator importante e sabe-se que nas mulheres é um risco considerável.

Após a menopausa, os ovários perdem a atividade e não podem "parar" o declínio do capital ósseo. Nos 10 anos após a menopausa, as mulheres podem perder 30% do capital ósseo. O diagnóstico é feito por densitometria, um teste indolor que mede o conteúdo mineral no osso. É conveniente que todas as mulheres o façam quando atingirem a menopausa.

Cálcio, um elemento determinante . A prevenção deve começar nos primeiros dias de vida. Fator essencial de cálcio. Suas necessidades aumentam com a idade. Mulheres que consomem menos de 500 mg. de cálcio por dia pode ter problemas. A vitamina D fixa o cálcio. Levar o sol todos os dias durante dez minutos é importante.
Fatores de risco: tabaco, álcool e café.

Quantidades de cálcio recomendadas

Adulto saudável 800-1.000 mg / dia, um litro de leite, dois copos no café da manhã e um no período da tarde
Gravidez, crescimento, lactação e idade avançada 1.200 mg / dia, ou mais
Crianças e jovem, 1200 mg. Dia
Idosos, 1200 mg. dia

Onde está o cálcio

Queijo Manchego Curado 1.200 mg / 100g. Recomendado: 30g. dia
Queijo bola 750 mg / 100g. Recomendado: 20g. dia
Queijo idiazábal 1.200 mg / 100g. Recomendado: 30g. dia
Queijo Burgos 190 mg / 100g. Recomendado: 50g. dia
Iogurte 180 mg / 100g. Recomendado: 125g. dia dois iogurtes
Leite integral 130 mg / 100g Recomendado: 500g.dia, três copos
Sardinha em óleo 400 mg / 100g. Recomendado: 40 g. dia no café da manhã
Amêndoas 250 mg / 100g. Recomendado: 25 g. dia Repetir
acelga 105 mg / 100g. Recomendado: 200 g. dia
Nozes 85 mg / 100g. Recomendado: 3 por dia
Broccol 112 mg / 100g
Salsa 245 mg / 100g
Alho-porro, folhas 120 mg / 100g
Tomate 12 mg / 100g
Cenoura 35 mg / 100g
Soja 260 mg / 100g
Lentilha 74 mg / 100g
Grão de bico 110 mg / 100g

FHOEMO. Fundação Hispânica de Osteoporose e Doenças Metabólicas Oséias.
e-mail: fhoemo@mail.todoesp.es

 

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