Carne de frango, proteína de alta qualidade e poucas gorduras

14 de Março de 2018

                

            

Nosso amigo frango um brincalhão na cozinha, foi talvez antes do cachorro o melhor amigo do homem. Presente na dieta humana há milhares de anos, antes de se tornar comida popular estava na mesa dos poderosos sob a forma de capão, pularda, galo e até galinha eram e são mascote como na França o galo despertador inicial, protagonista de fábulas de Samaniego e La Fontaine, veio a década dos anos quarenta do século passado em que comer uma galinha ou um galo, dependendo de como você olha, foi um evento de luxo ou familiar com Carpanta que sempre sonhou com uma galinha dourada como desejo inalcançável, quando nos anos 70 do século passado este animal foi disponibilizado para todas as economias.

Carne de frango

Eles comem pelo menos 20 quilos de galinha e o ano mais consumido, quando em 1965 consumiram 5,7 kg. per capita anual, em 70, 9,5 kg., no meio de 80,18,5 kg. e internacionalmente os maiores consumidores são americanos e australianos com cerca de 42 kg. per capita por ano, e no cenário comunitário, os espanhóis apenas ultrapassam os britânicos com 23 kg. per capita, embora o padrão de vida e o aumento do poder de compra levem a esse questionamento, substituindo-o por outros de caserío, picasuelos, com denominação …. que são os dos anos quarenta, agora mais coloridos e caros.

A dietética levantou-a como um alimento diário e as razões não faltam. Cerca de 110 calorias por g.; alto teor de proteínas, alimentos biológicos de plástico biológico que ajuda na formação de tecidos corporais e contém todos os aminoácidos essenciais ; muito pouca gordura que predomina nos depósitos de gordura saturada sob a pele, dependendo da idade, sexo e dieta que são assim: frango inteiro sem pele (gordura total 6% com 3% saturado), coxa sem pele (3% e 1 % saturado), coxa de frango sem pele assada (6% e 2% saturada), coxinha de frango com pele (5% e 4%) saturada), peito de frango com pele (12% e 4% saturada) e filé de frango grelhado (4% e 1% saturado).

As gorduras da pele são muito altas predominantemente saturadas, por isso é aconselhável não comê-las apesar da sua aparência agradável e saborosa, enquanto a carne é baixa em gorduras saturadas e as gorduras mono e poliinsaturadas predominam estilo de bom azeite, por isso é uma carne recomendada para todos.


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